468x60

Eu não me respeito.

terça-feira, março 12, 2013
Uma das primeiras coisas que aprendi, ainda quando era criança, era que eu precisava respeitar os outros. Minha mãe me ensinou que eu precisava respeitar a todos, pois era um dever meu como cidadã que mora em comunidade. Eu não moro isolada, moro no meio de um grupo com pessoas completamente distintas de mim, então deveria respeitar essas diferenças e a singularidade de cada ser.

Pois bem, respeito é a base uma relação. Qualquer relação, não somente os relacionamentos amorosos e as amizades, como as relações que criamos com pessoas que mal trocamos meia dúzia de palavras. Eu respeito o seu modo de vida e você respeita o meu.

Eu sempre fiquei incomodada quando alguém chegava para mim e falava que mulher tinha que se dar ao respeito, que só assim poderia ser respeitada pelos outros. Eu nunca soube que o respeito era circunstancial.  O que sempre foi do meu conhecimento era que eu tinha que respeitar os outros e que todos tinham que me respeitar. Era a regra, a norma, a forma de viver bem. Nunca tive a pretensão de que todos concordassem comigo e também sempre soube que eu iria discordar da maioria. Só que ali existiria o respeito para que todas as opiniões fossem devidamente expostas e todos os pontos de vista muito bem analisados.

Então, tentaram fazer com que eu acreditasse que só iria ser respeitada se eu mesma me desse respeito. Logo eu que sempre gritei que não me dava ao respeito. Eu! Só que continuar afirmando isso era ser menosprezada, criticada, julgada por todos na rua. "Olha a roupa dela, não se dá ao respeito!"; "Olha como ela fala palavrão, não se dá ao respeito!"; "Olha esse cabelo colorido, não se dá ao respeito!"; "Olha como troca de namorado, não se dá ao respeito!"; "Olha, fica nessa putaria de um dia namora um homem, no outro dia namora uma mulher. Não se dá ao respeito!". E foi me desrespeitando que eu aprendi que não deveria me respeitar.

Não quero me respeitar se, para isso, eu tenha que abdicar da minha essência. Não quero me dar ao respeito se isso significa mudar as roupas que eu gosto, controlar os meus afetos, podar meus pensamentos, reeducar minha linguagem. Eu não quero modificar o que sou para que os outros passem a me respeitar. Eu não quero respeito, eu EXIJO respeito. Se eu respeito os outros, exijo ser respeitada. Eu não quero ser respeitada com uma roupa que todos usam e com uma conduta "aceitável". Eu quero ser respeitada pelo o que eu sou, mesmo que isso vá de encontro com o que a sociedade vê como "normal". Eu exijo ser respeitada não para que eu entre nos moldes, mas para que as pessoas consigam enxergar a pluralidade da vida humana.

Então, mesmo que eu saiba todas as interpretações que isso pode causar, eu sempre irei repetir que eu não me dou ao respeito. Por que o respeito é que deve ser dado a mim, pois sou humana, pois sou única, pois sou diferente e, mesmo assim, semelhante. E eu respeito o meu próximo.


0 comentários:

Postar um comentário