468x60

Hey, Dilma, eu quero estudar!

domingo, julho 29, 2012
Nada querida Presidente da República,
Como estão as olimpíadas em Londres? Como foi ter o privilégio de conversar quarenta segundos com a rainha? Bem, você deve estar se consumindo de orgulho próprio, não é? Primeira presidente mulher no Brasil já é um marco imensurável. Agora, acrescente a sua lista outro marco imensurável: Você conseguiu que todas as universidades federais entrassem em greve! Parabéns, pode se orgulhar mais ainda. Se orgulhe por que é preciso uma incompetência e um descaso enorme para conseguir paralisar a educação desta maneira. Enquanto você, detestável presidente, está assistindo de camarote aos jogos olímpicos, eu e mais milhões de estudantes estão com o seu futuro paralisado. 
Era para isso que você lutava tanto na ditadura? Foi para isso que você foi torturada? Para deixar milhares de jovens sem estudo? Enquanto te estupravam, você pensava em negar salários melhores para a base da educação e, assim, deixar milhares de estudantes sem aulas? Por que eu não consigo acreditar que toda aquela tortura tenha sido em vão. Naquela época, História foi uma das matérias retiradas e podadas do currículo escolar. Você está me colocando em plena ditadura militar, pois a faculdade que tanto espero para iniciar é de história. Nove meses de férias, Dilma. Sabe o que é isso? O sonho de todo aquele que você quer moldar, mas o desespero daqueles que não se deixam encaixar em forma nenhuma. 
O que mais precisa ser paralisado para a senhora Presidente voltar de Londres e resolver dar um aumento a quem realmente merece? Por que a greve é uma das únicas formas que temos de protestar. Afinal, se resolvemos nos juntar, já somos abordados pela sua força militar. Força militar que deveria ser nossa, do povo brasileiro, mas que parou de defender nossos interesses há muito tempo. Mas, cá entre nós, algum dia, alguém, qualquer um que fosse um pouco mais forte, reivindicou nossas vontades? Eu não quero gramado de futebol, eu não quero pista de ciclismo, não quero hotéis cinco estrelas, não quero que tentem esconder as favelas com muros. Eu quero educação, saúde, emprego, moradia, transporte. Eu quero que todas as casas tenham saneamento básico, mas o dinheiro necessário para isso está sendo implantado no Maracanã. Será que sua mãe nunca te ensinou a coisa mais básica da vida? "Obrigação primeiro, diversão depois". Se quer paralisar alguma coisa, paralisa as obras para a Copa e manda os trabalhadores reconstruírem o hospital do Servidor, que pegou fogo há pouco tempo. Vai salvar vidas, ao invés de voltar à época do "pão e circo". 
Todas as vezes que alguém me falou para trocar de curso por que ser professora não me levaria a nada, é culpa desse governo que a senhora comanda. Professor deveria ser a profissão mais concorrida de todas. Nenhuma outra profissão existiria sem os professores. Mas não, ao invés de se orgulhar por que os jovens querem estudar, a senhora prefere se orgulhar por que uma rainha conversou com você por quarenta segundos. Conversaram sobre o que? Sobre o clima? Ou sobre como você conseguiu paralisar a educação superior pública do seu próprio país? 
Eu tenho nojo de qualquer um que tente negar os direitos básicos das pessoas. E, embora você não saiba, educação é um dos direitos básicos. 
Só para fechar, eu nunca irei me referir a você como "presidenta", mesmo que só essa palavra ocupe uma página inteira do dicionário, mesmo que criem uma lei para me obrigar. Quem não quer dar educação de qualidade, não deveria ter o direito de modificar a educação que já foi dada. E, quando era pequena, me falaram: "Presidenta não existe". Você só está comprovando isso.  

0 comentários:

Postar um comentário