468x60

Goku seja louvado

segunda-feira, dezembro 10, 2012
Minha opinião sobre o comentário da jornalista Raquel Sheherazade (se você não viu o vídeo, clique aqui e veja)

O primeiro ponto que quero ressaltar é, para mim, o mais importante. Eu aprendi, desde cedo, que o jornalismo é imparcial. Respeito a opinião da jornalista, embora discorde completamente e irei falar sobre isso. Respeito o direito dela de falar o que pensa. Sou do pensamento de que você é livre, mas tem que sempre lembrar que vive em sociedade. Algumas coisas são para certas ocasiões e algumas ocasiões pedem que você se limite ao necessário. Um jornal é um dos lugares que deve-se ter limites. A notícia em questão era que o "deus seja louvado" não será retirado, por enquanto, das notas de real. Somente isso importava, não era necessário a declaração um tanto quanto exaltada de uma opinião naquele momento. 

Ouvi comentários como "liberdade de expressão serve para isso, você só está reclamando por que quer que seja retirada a frase. Você tem que aprender a perder". Em momento nenhum, em nenhum lugar que comentei sobre esse assunto, eu falei que desrespeitava ou achava que a jornalista não tinha que ter opinião. A questão que levantei é que existem outros lugares para se expressar livremente, lugares que não servem para divulgar fatos. Então vamos, finalmente, a minha opinião sobre a retirada ou não retirada da frase.

Se o ateísmo quer um estado laico, engana-se quem pensa que isto só favoreceria os próprios ateus. Um estado laico, sem influência de qualquer igreja ou religião, traria um pouco mais de liberdade. Não é isso que tanto queremos? Liberdade? O problema não é pequenina frase em uma fonte minúscula que, no fundo, ninguém para pra ler. Eu não estou nem aí para a frase, mas me preocupa o que ela representa. Não um Deus, mas o por que dela estar ali. Por que não "Ogum seja louvado"? Por que não "Iemanjá seja louvada"? Por que colocar ali algo que não representa todas as visões religiosas, mas somente uma parte delas? Não vejo nenhum órgão público com um Buda em destaque. Entretanto, vejo a cruz. São detalhes que me fazem questionar por que a fé do outro é maior que a minha. Ou até mesmo, por que uma fé é maior do que a ausência de fé? O cristianismo já pregou muitas coisas boas, mas também já fez e pregou muitas coisas ruins. Olhar para somente um lado é não ser imparcial e não ser imparcial é comprometer todo um "estado laico". Aspas por que não sei se seríamos capazes de sermos um estado laico enquanto as pessoas continuarem a colocar a religião acima da razão. Toda religião que conheço prega o respeito. Nada melhor do que respeitar as diferenças e parar de tentar impor um estado religioso em pequenas frases no nosso dinheiro pro almoço.

0 comentários:

Postar um comentário